quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Us Open - Rui Machado cede
O Ténis Nacional está de volta!!
Por motivos pessoais, o "Ténis Nacional" teve parado durante algum tempo, mas a partir desta data irá voltar a sua regularidade.
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Michelle Brito irá regressar a competição
Michelle Larcher de Brito espera regressar à competição na próxima semana, em Toronto, pondo fim aos dois meses de paragem forçada motivados pela lesão no joelho contraída no qualifying do WTA de Birmingham, no qual preparava a temporada de relva para o Grand Slam de Wimbledon.
«Agora já está tudo a correr bem. Recomecei a treinar-me há uma semana e meia, tenho feito trabalho de ginásio e está tudo quase de volta à normalidade, após dois meses afastada da competição», recordou a número um portuguesa, de 18 anos, radicada nos Estados Unidos desde os nove.
E é do outro lado do Atlântico que a lisboeta, 181.ª do ranking mundial, espera retomar a ascensão na carreira que há muito lhe é vaticinada, agora que o pior já passou. «Foram tempos difíceis, porque antes da lesão tinha chegado às meias-finais [do 75 mil dólares de Nottingham] e sentia que podia ter uma boa época na relva até Wimbledon. Foi um dos piores momentos da minha carreira. Mas acontece a todos e há que aprender com estas situações. Agora posso voltar com mais motivação. Espero regressar no Canadá, em Toronto [na próxima semana], depois estar em Cincinnati [na semana seguinte] e no qualifying do US Open», referiu Michelle.
(in Celia Lourenço em A Bola)
Challenger de Segovia - João Sousa brilha na 1ª ronda
Challenger Campos de Jordão - Gastão Elias forçado a desistir na 1ª ronda
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Challenger de Trani - Rui Machado sem dificuldades na 1ª ronda
Challenger de Trani - Frederico Gil desilude na estreia
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Challenger de Trani - Pedro Sousa fica perto da vitória mas cede
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Portugueses conhecem os seus adversários
domingo, 31 de julho de 2011
Challenger de Trani - Pedro Sousa brilha e está no quadro principal
sábado, 30 de julho de 2011
Challenger de Trani - Pedro Sousa fenomenal e já está na 3ª ronda de qualificação
Challenger de Trani - Pedro Sousa na 2ª ronda de qualificação
terça-feira, 19 de julho de 2011
ITF Imola - Magali de Lattre falha a final
ITF Tânger - Bárbara Luz luta imenso, mas é eliminada
segunda-feira, 18 de julho de 2011
ITF Caceres - Maria João de Koehler chega as meias-finais
ITF Imola - Magali de Lattre luta e consegue o acesso as meias-finais
ITF Tânger - Bárbara Luz brilha e já está nas meias-finais
ITF Caceres - Maria João de Koehler brilha e está nos quartos-de-final
"Boas! Ganhei o meu jogo de singulares e garanti o acesso aos quartos de final. Eu e a Richel ganhamos tambem o torneio de pares. Muito positivo para uma primeira parceria. Nas duas próximas semanas vamos tentar repetir o feito na Corunha e em Vigo. Amanhã jogo os quartos não antes das 19h. Obrigada pelas mensagens de apoio"
ITF Imola - Magali de Lattre ganha fácil e está nos quartos-de-final
ITF Tânger - Bárbara Luz vence novamente
domingo, 17 de julho de 2011
ITF Elche - Gonçalo Pereira cede na 1ª ronda
ITF Caceres - Maria João de Koehler na 2ª ronda
ITF Imola - Magali de Lattre vence na 1ª ronda
Na 1ª ronda do ITF de Imola, Magali de Lattre derrotou a italiana Moratelli, 793 do ranking WTA, pelos parciais de 6-4 e 7-5.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Ranking ATP- Jogadores nacionais
Nº 200 João Sousa
Nº 278 Gastão Elias
Nº 313 Leonardo Tavares
Nº 1467 Gonçalo Falcão
Nº 1671 Vasco Pascoal
Nº 1671 Frederico Silva
Nº 1671 José Ricardo Nunes
Ranking WTA- Jogadoras nacionais
Nº177 Michelle Larcher de Brito
Nº 384 Magali de Lattre
Nº 766 Bárbara Luz
Nº 1044 Rita Vilaça
Nº 1045 Margarida Moura
Nº 1148 Ana Claro
ITF Tânger - Bárbara Luz vence, mas sorte diferente para Margarida Moura
ITF Caceres - Rita Vilaça cede na ronda final de qualificação
domingo, 10 de julho de 2011
Suiça 5 x 0 Portugal
Suiça 3 x 0 Portugal
Com a Suiça a vencer portugal em singulares e duplas, conseguiram os 3 pontos necessários para eliminar a equipa nacional, que irá levar a Suiça a jogar playoff para o grupo mundial, enquanto Portugal se irá manter no grupo 1 Europa/África.
ITF Valladolid - Rita Vilaça cede na 1ª ronda do QP
sábado, 9 de julho de 2011
ITF Biarritz - Maria João de Koehler cede na 1ª ronda do QP
segunda-feira, 4 de julho de 2011
ITF Biarritz - Maria João de Koehler no Quadro Princilpal
ITF BAKIO - Martin Trueva cede
Martin Trueva cedeu na 1ª ronda do ITF de Bakio frente a David Perez Sanz, pelos parciais de 6-3 1-6 e 7-6 (5).
Ranking nacional feminino
Nº 262 Maria João de Koehler
Nº 375 Magali de Lattre
Nº 757 Bárbara Luz
Nº 1043 Rita Vilaça
Ranking nacional masculino
Nº 93 Rui Machado
Nº 198 João Sousa
Nº 275 Gastão Elias
Nº 311 Leonardo Tavares
Nº 493 Pedro Sousa
Nº 795 Gonçalo Pereira
Nº 994 Francisco Dias
Nº 1126 Martin Trueva
Nº 1676 Vasco Pascoal
Nº 1676 Frederico Silca
Nº 1676 José Ricardo Nunes
Djokovic vence Wimbledon e é o novo nº 1 mundial
Djokovic é o novo rei do All England Club
A um dia de se tornar no novo número um mundial, Novak Djokovic alcançou neste Domingo o mais notável feito da sua carreira ao sagrar-se campeão da 125ª edição de Wimbledon. O sérvio esteve implacável, batendo o ainda número um Rafael Nadal, campeão de duas das últimas três edições dos The Championships, pelos parciais de 6-4 6-1 1-6 6-3, em 2 horas e 28 minutos de jogo.
O irreverente sérvio natural de Belgrado cumpre assim um sonho de criança ao vencer aquele que é considerado o mais prestigiante torneio de ténis à escala planetária. Djokovic soma agora três títulos do Grand Slam, juntando o troféu de Wimbledon aos dois conquistados na Austrália em 2008 e 2011. Em 2011, o sérvio conta já com incríveis oito títulos, 48 vitórias e apenas uma derrota, nas meias-finais de Roland Garros diante de Roger Federer.
"É muito difícil de descrever, não há palavras excepto que este é o melhor dia da minha vida,"começou por afirmar Djokovic perante um lotado Court Central... e depois de simbolicamente ter comido um pedaço de relva durante os festejos. "Este é meu torneio preferido, foi o primeiro torneio que vi na vida. Acho que ainda estou a dormir, a sonhar. Obrigado por virem e tornarem este dia ainda mais especial."
O tenista sérvio disse ter jogado um dos "melhores jogos da carreira" e ressalvou o facto da vitória ter sido conquistada diante daquele que é já um dos maiores campeões da história da modalidade. "Quando jogas com o Nadal, que ganhou dois dos ultimos três Wimbledons e tem-me ganho sempre nos grandes palcos... Eu tinha de estar ao meu melhor (...) É sempre um prazer jogar com um grande campeão".
Esta é apenas a terceira final de Grand Slam perdida por Rafael Nadal, a primeira diante de um jogador que não Roger Federer (perdeu as finais de Wimbledon em 2006 e 2007). Já Djokovic assume definitivamente o papel de "besta negra" diante de Nadal, depois de o ter vencido nas últimas cinco ocasiões, todas elas em finais e em 2011 (Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madrid e Roma e Wimbledon).
"Quero dar os parabéns ao Novak por hoje e pela incrível temporada. Wimbledon foi sempre o torneio mais especial para mim e só estar aqui hoje é um sonho. As minhas emoções em 2008 foram indescritíveis e por isso posso imaginar como o Novak se sente hoje. É sempre um sonho estar na final, infelizmente para mim hoje não foi possível ganhar porque houve um jogador melhor que eu. Tentarei no próximo ano," afirmou o finalista vencido.
O jogo:
Ambos os jogadores começaram o duelo muito concentrados e empenhados em não deixar o adversário descolar no marcador. Djokovic mostrou-se ligeiramente mais desconfortável nos primeiros jogos de serviço, mas rapidamente conseguiu inverter a tendência. A 5-4, e com nenhum break-point disputado até ao momento, o sérvio recuperou de uma desvantagem de 0-30 no saque de Nadal com duas potentes direitas e acabaria por fechar ao primeiro set-point com um erro directo do espanhol.
Após um jogo inicial no qual voltou a ser forçado a recuperar de uma desvantagem de 0-30, Djokovic embalou para um segundo parcial a roçar a perfeição. O tenista sérvio jogou a um nível estratosférico em todos os capítulos do jogo, disparando winners de todos os lados do court e colocando imensa pressão nas respostas ao serviço de Nadal. Sem enfrentar um único break-point, o sérvio colocou-se a vencer por dois sets a zero volvidos apenas 74 minutos de jogo.
No terceiro set tudo se alterou logo a partir do segundo jogo, quando Nadal aproveitou o seu primeiro break-point em todo o encontro para quebrar o serviço de tenista sérvio. Aproveitando alguma quebra de intensidade de Djokovic, o ainda número um mundial assumiu o ascendente do encontro pela primeira vez e foi sem dificuldade que diminuiu a desvantagem para dois sets a um.
Já recomposto da perda do terceiro parcial, Djokovic voltou à carga no início do quarto set e de imediato se viu com uma vantagem de 2-0. No entanto, Nadal respondeu logo de seguida com um break conseguido com uma resposta ao serviço que bateu na rede e caiu caprichosamente do lado de Djokovic. Com tudo novamente igualado, a partida prosseguiu sem breaks até ao oitavo jogo, altura em que o sérvio aproveitou alguns erros incaracterísticos de Nadal para conseguir novo precioso break.
A servir para se tornar no novo detentor do trono em Wimbledon, Djokovic ainda viu o seu rival ameaçar um novo break com um sempre perigoso 30-30, mas manteve, pelo menos aparentemente, a calma e discernimento a que o momento obrigava. Sem tremer, o sérvio fechou logo ao primeiro match-point, festejando efusivamente o mais doce momento de uma carreira que ainda promete dar muito que falar.
Principais estatísticas:
Novak Djokovic: 7 ases, 1 dupla-falta, 27 winners e 12 erros não-forçados
Rafael Nadal: 5 ases, 1 dupla-falta, 21 winners e 15 erros não-forçados
domingo, 26 de junho de 2011
ITF de Rabat Marrocos - Gonçalo Falcão e Martin Trueva no QP
Martin TRUEVA vs Maximilian KOLLERITSCH - 6/3, 6/0
Gonçalo FALCÃO vs Francesc MONTANES-ROCA - 6/2, 6/3
Frederico Silva excelente e está na 2ª ronda em Wimbledon Júniores
Blog retoma
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Estoril Open - Francisco Dias cede na 2ª ronda de qualificação
Estoril Open - Pedro Sousa vence e está na última ronda de qualificação
Estoril Open - Francisco Dias bate Diogo Rocha na 1ª ronda
Estoril Open - Margarida Moura e Rita Vilaça cedem
Rita Vilaça e Margarida Moura ofereceram ainda menos resistência às suas adversárias. Vilaça, cedeu para Valeria Savinykh, nº141 WTA, pelos parciais de 6-0 6-1, enquanto que Margarida Moura cedeu frente a Madalina Gojdea, 161ª WTA, por 6-1 6-0.