segunda-feira, 4 de junho de 2012

Entrevista a Sofia Araújo


Como devem ter reparado, infelizmente o blog esteve em pausa devido a falta de tempo para actualizar, e esta semana vai voltar ao activo e vamos voltar da melhor maneira possível, com uma entrevista com a jovem talentosa Sofia Araújo que brilhou no EO 2012.



Desde que idade joga ténis? Quantas horas treina diariamente?

R:Jogo ténis desde os 7 anos, mas só comecei na competição mais tarde, com 11. Treino uma hora e meia de manhã, e duas horas à tarde.

Qual foi para si a sua vitória mais importante?

R: Para mim não há vitórias mais importantes, pois acho que cada uma me ajuda sempre a crescer por algum motivo, mas dou valor aos tres torneios que me fizeram ganhar ranking WTA.

Que torneio gostaria de ganhar?

R: O torneio que ambiciono jogar e mais tarde ganhar é sem duvida, Rolland Garros.

Qual acha ser a sua principal qualidade?

R: Ligado ao ténis, e ao jogo em si, capacidade de explosão e velocidade de aceleração!

Quais os seus jogadores favoritos?

R: Os meus jogadores preferidos são o Roger Federer, a Serena Williams e o Tomas Berdych, mas também tenho grande admiraçao pelo meu irmão Pedro Araújo.

Quais são os seus objectivos de carreira e na respectiva época?

R: Para esta época o meu principal objectivo é voltar a ganhar ranking WTA até ao final da época. Se o conseguir antes, top 1000 já seria bom. Como objectivos de carreira, é sem dúvida chegar ao top.

Acha que um dia poderá chegar ao top 100?

R: Sim, é com esse objectivo que trabalho diariamente. Se conseguir certos apoios financeiros para poder viajar mais ,juntamente com o factor sorte (não ter nenhuma lesão) e claro, com muito trabalho acredito que vou lá chegar!


Que torneios irá jogar brevemente?

R: Depois de praticamente um mês na Croácia a jogar três 10.000$ e da minha segunda participação no Estoril Open (em que fiquei muito gratificada pelo WC que me foi atribuído), vou aproveitar para treinar bem técnica e fisicamente durante cerca de três semanas. De seguida, jogarei os dois 10.000$ de Portugal no final de Maio e princípio de Junho.


Quais as maiores diferenças que encontra entre o circuito júnior e o WTA,  onde queres vingar de seguida?

R: A maior diferença que sinto, é sem dúvida a nível físico e mental. As jogadoras do circuito profissional são muito fortes, são muito atletas. A nível mental, já são jogadoras com muita experiência e que mostram muita maturidade e estabilidade emocional.

Este ano tem jogado mais uns torneios future (por exemplo, uns disputados na Croácia nas últimas semanas), irá "apostar" mais em torneios futures na respectiva época?
R: Sim.
Poderei jogar alguns torneios nacionais de preparação, bem como os Campeonatos Nacionais de Sub 18 e Absoluto, mas mal termine os exames nacionais em Junho, mediante os apoios que conseguir arranjar, daí para a frente a minha grande aposta serão os 10.000$.


Irá fazer do ténis carreira?

R: Sim, quando acabar o 12º ano, quero tornar-me professional.

Tem noção e considera-se das tenistas mais talentosas em Portugal?

R: Isso é uma opiniao que deixo para as pessoas que estão de fora. No entanto, tenho noção que, com a ajuda do meu treinador, tenho conseguido dia após dia elevar a qualidade dos meus treinos e jogos, o que me faz ter ainda mais certezas do que quero e de onde ambiciono chegar, e é com os objectivos inerentes a esse facto que trabalho diariamente.


Onde treina actualmente e quem é o seu treinador?

R: Actualmente, estou num projecto individual com o meu treinador Gonçalo Serra.

Consegue compatibilizar a escola com o ténis?

R: Tenho a sorte de poder estudar num Colégio Particular, Maristas de Lisboa, onde me tem ajudado muito ao longo dos anos, nomeadamente quando estou em competição. De resto, tenho uma boa média.

Quais as maiores dificuldades que tens sentido para seguir o seu sonho?

R: As grandes dificuldades são a falta de apoios em Portugal. Acho que se torna muito complicado, sem qualquer tipo de ajuda, pois acabam por ser os pais que levam com todas estas despesas.

O que gostas de fazer no teu tempo livre?

R: No meu tempo livre gosto de estar com a minha família, com os meus amigos e aproveitar para fazer coisas que gosto, tais como, jogar padel, beach tennis, ir às compras, ir ao cinema, passear, jantares…

Agora falando um pouco da edição do Estoril Open 2012…

Como se sentiu na estreia com a bancada cheia a apoiar?

R: Óbvio que estava algo nervosa, pois não estou habituada a jogar perante tanta gente do meu país, e com a minha família e muitos amigos a verem. Mas eu e o meu treinador antecipámos isso mesmo na preparação do jogo, e penso que me consegui focar bem nos meus objectivos e usar esse facto 'apenas' como factor extra de motivação. E há medida que os nervos foram passando, julgo ter conseguido mostrar o meu ténis, acima de tudo no 2o set.

 Acha que o excelente jogo que realizou será uma "rampa" de lançamento o para o seu futuro tenístico?

R: Espero que me tenha ajudado, de facto e acredito  que surjam mais oportunidades destas e algumas propostas e ajudas para viajar.

Como se sentiu no jogo?

R: No primeiro set estava muito nervosa, notou se perfeitamente pois estava a cometer alguns erros que nao costumo. No Segundo set, foi onde me senti a jogar melhor, acho que atingi um bom nivel de ténis, e fiquei muito contente com esse set. No terceiro set acho que a experiência e a maturidade dela, e algum cansaço da minha parte, levaram na a sair com a vitória.

O que mais gostou dessa experiência?

R: Gostei muito desta experiência. É sempre bom jogar o torneio mais importante de Portugal, mas gostei de sentir que tenho ténis para uma jogadora que está entre as melhoras, e isso dá me motivação para trabalhar cada vez mais, para atingir o meu objectivo.

Qual a sua jogadora e jogador favorito/a á vitória?

 R: Del Potro e Suarez Navarro. 

Muito obrigado pela sua atenção em responder a entrevista e boa sorte para o seu futuro profissional, que certamente será brilhante.

Entrevista realizada por: José Pedro Oliveira Pinto

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.