segunda-feira, 30 de abril de 2012

Estoril Open - Qualificação masculina 2ª Ronda

João Domingues
João Domingues actual campeão nacional, cedeu frente ao carrasco de Leonardo Tavares, Ivan Navarro pelos parciais de 6-3 6-3.
A participação de João Domingues foi positiva ao longo do Estoril Open.


José Ricardo Nunes 
A participação também terminou para o algarvia José Ricardo Nunes , tendo cedido frente ao 1ºCS Daniel Munoz de La Nava pelos parciais de 6-1 6-3.
José Ricardo Nunes tem vindo a ser o parceiro de treinos com Maria Kirilenko.


Vasco Mensurado 
Vasco Mensurado cedeu frente ao espanhol 529º ATP, Roberto Ortega-Olmedo, pelos parciaid de 6-3 6-4.  
Tendo Vasco mostrado muita garra e talento.




domingo, 29 de abril de 2012

Estoril Open 2012 - Qualificação feminina

Sofia Araújo brilha, mas não consegue vencer

A jovem talentosa tenista portuguesa, Sofia Araújo, tendo justificado a atribuição do Wild Card ao público português. Sofia esteve realmente muito perto de se qualificar para a segunda eliminatória, tendo mostrado um excelente potencial no seu jogo ofensivo, demonstrando um ténis digno de uma jogadora de top 200! Mas Sofia acabou eliminada ao de 2h 13, pelos parciais de 2-6 6-4 2-6, pela francesa Laura Thorpe, 224 do ranking mundial WTA.
Sofia Araújo deixou grandes indícios para uma carreira promissora.
Em princípio no final da semana iremos publicar uma entrevista com a jovem jogadora, realizada exclusivamente para o blog "O Ténis Nacional". 


Margarida Moura com tarefa difícil

A jovem portuguesa com o ranking mais elevado das jogadoras nacionais a disputar o seguinte quadro, teve como adversária a 1º CS  Sloane Sthepens, número 78º WTA. Margarida mostrou um bom ténis mas acabou por ser eliminada pelos parciais de 6-0 e 6-1.


Rita Vilaça apresenta um 1º set de qualidade

Rita Vilaça foi eliminada pela russa Ekaterina Ivanova, número 161º WTA, pelos parcias de 6-3 6-0. Apesar da derrota Rita Vilaça apresentou um nível de ténis bastante bom no 1º set. 
  

Estoril Open - Quadro Principais

http://www.atpworldtour.com/posting/2012/468/mds.pdf   - Quadro Masculino 
http://www.wtatennis.com/SEWTATour-Archive/posting/2012/358/MDS.pdf - Quadro feminino

sábado, 28 de abril de 2012

Estoril Open - 1ª ronda de qualificação masculina

O dia começou mau no Jamor, com a chuva a atrasar os respectivos encontros da fase da qualificação.

Frederico Ferreira Silva

Após os aguaceiros terminaram, Frederico Ferreira Silva, a grande esperança do ténis nacional entrou em court para defrontar o 3º CS, Inigo Cervantes. O tenista luso cedeu pelos parciais de 6-1 e 6-4, porém o jovem ofereceu uma excelente réplica no 2º set, mostrando que tem ténis para lutar contra jogadores de top 200, tendo mesmo tido um break de vantagem.


Vasco Pascoal e Henrique Sousa

Vasco Pascoal e Henrique Sousa também terminaram os seus encontros de manhã, tendo Vasco Pascoal perto se surpreender o russo Mikhail Elgin no 1º set, porém o tenista português acabou de ceder pelos parciais de 6-3 e 6-0, ao número 476º ATP. Sendo que Henrique Sousa cedeu perante o irlandês James Mgcee pelos parciais de 6-0 e 6-2.     

João Domingues e Gonçalo Loureiro

Mas as vitórias teriam a chegar, o próximo encontro a terminar seria o duelo lusitano entre o campeão nacional João Domingues, e o outro jovem talentoso, Gonçalo Loureiro. Esse que prometia ser um dos encontros mais equilibrados tanto a nível técnicos como de parciais, João Domingues (que também tem um excelente potencial) acabou por vencer pelos parciais de 6-2 e 6-1.
Na próxima ronda irá defrontar o carrasco de Leonardo Tavares, Ivan Navarro.



 Leonardo Tavares

O tenista oriundo de Espinho, Leonardo Tavares, teve muito próximo de passar à 2ª ronda de qualificação. Após várias lesões, Leonardo Tavares estava de regresso aos courts, mas provavelmente, uma melhor capacidade física do espanhol Ivan Navarro sobressaiu. Tendo o talentoso tenista português cedido pelos parciais de 6-3 4-6 6-4. 

 


Gonçalo Falcão 

Gonçalo Falcão perdeu diante diante o polaco Tomasz Bednarek pelos parciais de 7-5 e 6-2.

José Ricardo Nunes e Artur Completo

José Ricardo Nunes derrotou o seu compatriota Artur Completo pelos parciais de 6-3 e 6-1.
Na próxima ronda irá defrontar o espanhol Daniel Munoz de la Nava.  



Vasco Mensurado e Diogo Rocha


No 3º encontro 100% luso do dia, Vasco Mensurado mostrou-se a um alto nível e derrotou Diogo Rocha pelos parciais de 7-5 e 6-2, num jogo bastante equilibrado.
Na próxima ronda Vasco Mensurado irá defrontar Ortega-Olmedo, uma das surpresas do dia ao derrotar o 5ºCS, Korolev.


João Barra 

João Barra cedeu na 1ª ronda de qualificação frente a uma das maiores promessa do ténis mundial, Javier Marti, pelos parciais de 6-1 6-0.


Gonçalo Pereira 

Gonçalo Pereira cedeu frente ao 1º CS,  Daniel Munoz de la Nava, por duplo 6-0, como se diz na gíria do ténis, "levou uma bicicleta".

Martin Trueva e Romain Barbosa

Martin Trueva e Romain Barbosa não conseguiram terminar os seus jogos devido à chuva que pairou novamente no Jamor ao final da tarde. 
Martin Trueva vs Sebastian Lavie  5-6 (encontro a terminar amanhã de manhã) 
Romain Barbosa vs Gutierrez-Ferrol  1-5 (encontro a terminar amanhã de manhã)
  


E assim está concluído o primeiro dia de qualificações a nível masculino, com algumas boas surpresas, esperemos que amanhã tenhamos um dia de alegria para o ténis nacional e com menos chuva.

Imagens retiradas do site Bola Amarela.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

João Sousa recebe WC para o Estoril Open


A atravessar o melhor momento da sua ainda curta carreira, João Sousa, actual terceiro melhor tenista português e 140ºATP, receberá um dos três wild cards de acesso ao quadro principal masculino do Estoril Open. O jovem vimaranense de 23 anos terá assim a oportunidade de chegar aos oitavos-de-final da prova portuguesa pela terceira vez, depois de o ter conseguido em 2008 e 2011.
Radicado em Barcelona desde muito jovem, João Sousa manteve sempre uma forte ligação a Portugal, recebendo actualmente aconselhamento técnico do capitão da selecção portuguesa, Pedro Cordeiro. Na presente temporada, o português tem estado a grande nível, sagrando-se campeão do Challenger de Mersin, na Turquia, o seu segundo título em provas deste nível. Já esta semana semana, qualificou-se para o quadro principal do prestigiado ATP 500 de Barcelona, onde apenas viria a ceder na segunda ronda para Frederico Gil.
Depois de ter alcançado a segunda ronda na sua estreia no quadro principal do torneio português, Sousa não teve igual sorte nas duas edições seguintes, acabando em ambas eliminado na fase de qualificação. No ano passado, o jovem português voltou às vitórias no quadro principal, ultrapassando o amigo e compatriota Gastão Eliasnuma primeira ronda com contornos dramáticos antes de ceder para a grande sensação da temporada, o canadiano Milos Raonic.
Recorde-se que, para além de João Sousa, é já garantida a atribuição de um wild card à portuense Maria João KoehlerJoão Lagos terá ainda de definir os restantes wild cards, a distribuir entre torneio feminino e masculino. Os nomes serão revelados nos próximos dias.

In: Estoril Open (Marta Talhão) 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Frederico Gil derrota João Sousa num jogo equilibradíssimo

Frederico Gil e João Sousa que estão num dos seus melhores momentos de carreira, estão esta semana a disputar o ATP 500 de Barcelona, sendo que Frederico Gil tinha entrado directamente no quadro principal, enquanto João Sousa com todo o mérito ultrapassou a qualificação.

Após excelentes vitórias de ambos na primeira ronda (Gil derrotou Granollers e Sousa dizimou Kunitsyn), os jogadores lusos encontraram-se na 2ª ronda, onde Frederico Gil derrotou João Sousa. pelos equilibrados parciais de, 4-6 6-4 6-3, em 2h 13.

Sousa entrou melhor no 1º set, e teve 2 breaks de vantagem antes de selar o respectivo set pelo parcial de 6-4, porém Gil fez valer a experiência nos seguintes sets e conseguiu ultrapassar o jovem vimaranense.

Na próxima ronda Frederico Gil irá defrontar o actual número 8º mundial, Janko Tipsarevic.   

João Sousa com esses excelentes resultados irá ascender a posição 138º do ranking mundial (o seu melhor ranking de sempre)   
 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Gastão Elias vence e já está nos quartos-de-final

Gastão Elias esta semana está a disputar o Challenger 35,000 de São Paulo 2, disputado em terra-batida.

Depois de ter ultrapassado com todo brilhantismo Ricardo Mello na primeira ronda, desta vez, derrotou o brasileiro Fernando Romboli, pelos parciais de 6-2 e 6-3.

Na próxima ronda irá defrontar um "velho" conhecido seu, Júlio Silva, actual 159 do ranking ATP.
Gastão e Júlio já se defrontaram por cinco ocasiões (inclusivamente este ano) sendo que o conforto entre ambos está de 4-1, a favor do brasileiro.  


Pedro Sousa vence de forma brilhante

Pedro Sousa  esta semana está a disputar o Challenger 30,000 de Napoli.

Hoje o tenista luso, que se encontra num excelente momento de forma, derrotou o 1º CS, actual 61º do ranking mundial Masculino (ATP), Gilles Muller, pelos parciais de 6-4 e 6-2.

Sendo assim, Pedro Sousa soma mais 15 pontos para o ranking ATP. Na próxima ronda irá defrontar o russo Andrey Kuznetsov, nº 187 do ranking mundial. Sendo que nunca disputaram um jogo oficial anteriormente.




Michelle vence e está na 2ª ronda

A melhor tenista portuguesa de todos os tempos, Michelle Larcher de Brito, que esta semana está a jogar o ITF 50,000 de Charlotesville, derrotou na terça-feira passada a norte americana Chichi School, 177 do ranking mundial feminino (WTA) pelos parciais de 6-1 7-6.

Na próxima ronda irá defrontar a vencedora do encontro entre a Wild Card Hardenbergh e a Lucky Loser (LL) Konta.    

Maria João de Koehler premiada com WC

A portuense Maria João de Koehler foi premiada com um Wild Card (WC) para o quadro principal feminino do Estoril Open pela quarta vez consecutiva.


Essas foram as declarações de João Lagos a justificar a atribuição do WC: "A atribuição deste primeiro wild card à Maria João Koehler mais não é do que um reconhecimento pelo empenho e dedicação que continua a oferecer à sua carreira profissional, este ano, para já, marcada por uma exibição muito digna frente à Kim Clijsters no Open da Austrália depois de ultrapassar com todo o mérito a fase de qualificação. A sua presença no Estoril Open permitir-lhe-á jogar perante o seu público e acreditamos que esse será um factor galvanizador para que possa dar mais uma alegria ao ténis português "


Maria João de Koehler retribui logo um agradecimento, afirmando: "Não só por ser o único torneio que jogo em casa, mas acima de tudo por ser uma das provas melhor organizadas em todo o mundo”, destacou a portuense, antes de “agradecer a João Lagos mais uma vez o voto de confiança, sendo que prometo dar o meu melhor"



Os restante WC deverão ser anunciados brevemente.