quarta-feira, 26 de junho de 2013

Michelle Larcher de Brtio derrota Maria Sharapova!



Michelle Larcher de Brito faz história novamente! Desta vez foi em Wimbledon. 
Num jogo bastante promissor, onde se expectava grandes pontos e bastantes winners, Michelle conseguiu surpreender todos ao derrotar em dois sets directos (!!) a nº 3 mundial, exº nº 1 mundial e que possui o "Grand Slam Carrer" pelos parciais de 6-3 6-4.



A portuguesa demonstrou uma grande consistência ao longo de todo o encontro e apresentou-se melhor tacticamente e psicologicamente do que a sua adversária.
Foi apenas necessário 1:34 H para eliminar a russa num jogo onde Michelle alinhou apenas duas dupla faltas, 13 winners e 9 erros não forçados contra o 18 de Maria Sharapova.



O Jogo

Ao contrário do que acontece grande parte das vezes,  Michelle assegurou logo no início o seu jogo de serviço, Maria Sharapova também fez o que tinha que fazer e assim sendo, assegurou igualmente o seu "saque".

Contudo, quando estava 1-1, no jogo de serviço da portuguesa houve 3 break points contra, apesar de tudo, com bastante determinação e com a cadência que Michelle impôs de fundo de court a portuguesa conseguiu defender todos, tendo assegurado assim o seu jogo de serviço passando a estar novamente em vantagem no encontro, desta vez por 2-1.

Mas as surpresas começaram logo de seguida no jogo de serviço da russa, quando a portuguesa mostrou todo o seu talento, fazendo fantásticas pancadas de fundo court e "deep balls".
Muitos temiam que a portuguesa tremesse no seu jogo de serviço, invés dos que muito esperavam, Larcher de Brito apresentou excelentes serviços e  colocou novamente pancadas fortes no fundo das linhas. Com Michelle a assegurar o  serviço, ficou em vantagem por 4-1. A russa ainda reduziu a sua desigualdade para 2-4.

Porém logo a seguir, Sharapova mostrou toda a sua garra e que estava a jogar para ganhar, e assim sendo, mostrou um pouco do seu melhor ténis e conseguiu fazer um break (o único que Brito sofreu em todo o encontro), Sharapova tinha então reduzido a desvantagem para 3-4.

Quando a russa ia servir para igualar a partida, Michelle Larcher de Brito mostrou todo o seu talento e realizou novamente um break, passando a aumentar a sua vantagem para 5-3. Era a vez de Michelle servir para vencer o 1º set, e com um sólido ténis e sólida psicologicamente assim o fez. Michelle venceu assim o 1º set pelos parciais de 6-3.



A portuguesa partiu para o ataque no terceiro jogo do 2º set. Rapidamente conquistou 3 pontos de break, e assim conseguiu alcançar o 2-1 a seu favor.

A portuguesa voltou a confirmar o seu serviço e passou a vencer o 3º set por 3-1 mostrando aos mais cépticos que estava lá para fazer história no court 2, estava bastante próxima de derrotar uma das melhoras tenistas da história, Maria Sharapova!

Depois de Sharapova ganhar o sétimo jogo, Sharapova pediu assistência por se encontrar com problemas físicos. A paragem demorou um pouco mais de 9 minutos. Michelle nesse período apresentou grandes "armas psicológicas" pois, ao invés de se sentar foi treinar o seu serviço e assim manteu a concentração, portanto nem essa paragem deitou abaixo a confiança da portuguesa que, de seguida, mesmo depois de enfrentar um ponto de break avançou para 5-3.

Sharapova fez o que lhe competia e assegurou o se jogo de serviço, ficando assim o parcial 5-4.

Era o momento mais esperado, Michelle ia servir para vencer o encontro, e tal como é habitual nos jogos da portuguesa, o drama aconteceu. Após falhar o primeiro Match Point, o jogo de serviço da portuguesa foi a "deuce", jogo esse onde Michelle defendeu dois break points e teve ainda mais 5 Matches points, só ao 6 MP é que conseguiu concretizar a sua vitória




História tinha sido feito no court 2 do All England Club! 

Na próxima ronda, Larcher de Brito irá defrontar a italian Karin Knapp, 103º do ranking mundial 
que esta tarde eliminou a mais cotada Lucie Safarova. 

O único encontro entre ambas foi na última ronda da fase de qualificação do Us Open 2010


Michelle já tem garantidos uns importantíssimos 220 pontos para o ranking mundial (60 do qualifying mais 160 do quadro principal) que a farão regressar ao top100 mundial.



Será a portuguesa outra vez capaz de fazer história? Irá derrotar a italiana e assim tornar-se a primeira portuguesa de sempre a disputar a 4ª ronda de um torneio Grand Slam?

BOA SORTE MICHELLE!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Michelle ATROPELA Peer rumo ao quadro principal de Wimbledon!

58min! Foi o suficiente para que Michelle tivesse aniquilado por completo a israelita Shahar Peer pelos parciais de 6-3 6-0. A defender o estatuto de 19ª cabeça-de-série, a lisboeta não cedeu qualquer set nos 3 encontros que disputou ( perdeu apenas 10 jogos), nem ultrapassou os 60 minutos de jogo.

Michelle começou mal o encontro sofrendo um break de entrada, mesmo assim não se deixou ir abaixo com a situação , ganhando 11 jogos consecutivos desde os 3-1 do 1ºset! Com esta vitória Michelle pode afirmar que já passou todas as fases de qualificação dos 4 Grand Slams.

A tenista portuguesa fica agora à espera do sorteio do quadro principal, juntamente com a portuguesa
Maria João Koehler.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Michelle Brito mais próxima do quadro principal de Wimbledon!

Mais uma vitória em 2 sets para a tenista portuguesa.Desta vez a vítima foi a 160ª Mundial, Claire Feuerstein que cedeu o encontro pelos parciais de 6-1 6-2.  A defender o estatuto de 19ª cabeça-de-série da fase de qualificação, Michelle conseguiu melhorar o seu resultado do ano passado ( 2ªronda da qualificação), eliminando sem problemas a francesa em 58 minutos.

Na última ronda da fase de qualificação do terceiro Grand Slam da temporada, Michelle enfrenta Shahar Peer, que lidera o confronto direto por 2-1. O último encontro entre ambas foi disputado em 2012 na Fed Cup, com uma vitória fácil de Michelle em dois  sets.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Tomic, Benneteau e Lopez arrancam bem em Eastbourne; Ferrer derrotado na estreia em Den Bosch

Eastbourne

Num dia muito bom para a prática do ténis no Devonshire Park, foram seis os jogadores a serem premiados com a passagem para a 2.ª Ronda do ATP 250 Eastbourne.

Bernard Tomic foi o primeiro a confirmar o triunfo nesta terça-feira ao bater o convidado local James Ward em apenas dois sets por 6-3 e 6-4 em 1h de encontro.

O jovem aussie, que terminou assim com uma série de três derrotas consecutivas em quadros principais, vai agora defrontar o gaulês Julien Benneteau que protagonizou a maior surpresa do dia ao derrotar o 5.º pré-designado, o sul-africano Kevin Anderson, pelos parciais de 7-6 (4) e 6-2 num embate que durou 1h37.

Quem também não quis passar ao lado foi o espanhol Feliciano Lopez, vencedor de um duelo fratricida com o veterano finlandês Jarkko Nieminen e que foi resolvido em dois duros tiebreaks (7-3 no 1.º set e 7-5 no 2.º set).

Os restantes três encontros foram resolvidos, tal como os três encontros já enunciados, em apenas dois parciais. O croata Ivan Dodig, o eslovaco Martin Klizan e o checo Radek Stepanek foram os jogadores bem sucedidos ao vencerem o uzbeque Denis Istomin, o sérvio Viktor Troicki e o australiano Marinko Matosevic, respectivamente.

©LTA


'S-Hertogenbosch 

No outro torneio a decorrer de forma paralela esta semana, o ATP 250 'S-Hertogenbosch, as coisas não estão a correr nada bem aos cabeças-de-série pois já só estão em prova dois dos oito pré-designados presentes nesta prova holandesa.

Que o diga o espanhol David Ferrer, número 4 mundial e vencedor em Rosmalen nas temporadas de 2008 e 2012, que foi surpreendentemente eliminado perante o experiente belga Xavier Malisse por 7-6 (3) e 6-3 em 1h29 de duração.

Diferente sorte teve o 2.º cabeça-de-série e número 10 ATP, o suíço Stanislas Wawrinka, que superou a adversidade de enfrentar um lucky loser e venceu o belga Steve Darcis pelos parciais de 7-6 (5) e 6-4.

Os restantes favoritos téoricos, os franceses Benoit Paire (4.º) e Jeremy Chardy (5.º), também tiveram resultados distintos já que, enquanto Benoit Paire viu-se obrigado a desistir do seu confronto com o compatriota Michael Llodra quando perdia por 3-0 devido a um problema no adutor direito, Jeremy Chardy manteve-se em court e acabou por vencer o compatriota Lucas Pouille, vindo do qualifying, por 7-5 e 6-4.

Noutros encontros do dia, destaque para as vitórias de Yen-Hsun Lu sobre Edouard Roger-Vasselin, do qualifier Nicolas Mahut contra Ricardas Berankis, do qualifier Jan Hernych frente a David Goffin e do wild card Marius Copil sobre o brasileiro Rogério Dutra Silva.

©Topshelf Open



João Sousa vence e está na última ronda da qualificação de Wimbledon


O número um nacional, João Sousa, actual 106º do ranking ATP garantiu esta terça feira o seu melhor resultado de sempre em Wimbledon.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de séria, João Sousa derrotou o alemão Cedrik-Makel Stebe, 166º do ranking ATP, pelos parciais de 7-6 (6) e 6-2.


Na próxima ronda, o vimaranense vai defrontar o alemão Julian Reister, 21º CS da qualificação de Wimbledon e que já alcançou a segunda ronda no quadro principal no All England Club em 2010.
Se João Sousa o derrotar terá acesso ao quadro principal. O jogo deverá se realizar por volta das 13:00 H de Portugal.



    

Michelle Brito arrasa no qualifying de Wimbledon!

A portuguesa Michelle Brito conseguiu esta tarde a sua primeira vitória em piso relvado em 2013, tendo feito um jogo quase perfeito. Apesar de estar a passar por uma fase difícil da sua carreira , a lisboeta não foi a baixo e bateu a sul-africana Chanel Simmonds pelos parciais de 6-3 6-1. A vitória até podia ter sido mais rápida, já que Michelle desperdiçou 2 match points quando servia a 5-0!

Na próxima fase da qualificação, que será jogada amanhã, Michelle Brito terá pela frente a francesa Claire Feuerstein( 160ª WTA) , que bateu em 3 sets a polaca Magda Linette.

Michelle Larcher de Brito conhece adversária


Michelle Larcher de Brito, número dois nacional, 131 do ranking WTA, conheceu na segunda-feira a sua adversário na primeira ronda de qualificação de Wimbledon 2013,  torneio no qual já marcou presença nos quadros principais nas temporadas de 2009 (segunda ronda) e 2010 (primeira ronda).

A disputar pela terceira vez na sua carreira a fase de qualificação deste torneio, ano passado ficou-se pela segunda eliminatória e em 2008 pela primeira ronda. Vai defrontar na primeira ronda a sul-africana Chanel Simmonds, número 165 WTA, também com 20 anos de idade.



Michelle Brito já defrontou a sul-africana, uma vez que alcançou a qualificação para o Quadro Principal do Australian Open após a derrotar.

Ambas jogadoras atravessam uma fase decrescente da sua carreira com uma série de derrotas consecutivas. A portuguesa não ganha qualquer encontro desde da terceira semana de Maio e perdeu todos os últimos quatro que disputou, enquanto que Simmonds apresenta 5 derrotas consecutivas.

Nenhuma das jogadoras apresenta qualquer triunfo em relva este ano.


O encontro irá ser realizado no court 1 e será o 3º do dia a realizar-se no mesmo.
 

João Sousa vence na primeira ronda de qualificação de Wimbledon



Tal como ano passado, João Sousa irá marcar presença na segunda fase de qualificação de singulares masculinos de Wimbledon. Qualificação essa que não se realiza no All England Club mas sim nos courts da Universidade de Roehampton.

O Tenista vimaranense derrotou o francês NicolaS Renavand em sets directos, pelos parciais de 6-4 6-3 ao cabo de uma hora e dez minutos.


Na próxima eliminatória, que se irá realizar hoje, nunca antes das 3:00H, o português irá defrontar o difícil alemão, Cedrik-Marcel Stebe, ex-top80 mundial que derrotou na primeira fase de qualificação Alejandro Gonzalez pelos parciais de 7-6 (5) e 6-0.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Armada italiana começa bem em Eastbourne; Isner comanda lista de cabeças-de-série derrotados na Holanda

Eastbourne

O 1.º dia dedicado ao quadro principal do Aegon International, torneio disputado na costa sul da Inglaterra em Eastbourne e que oferece 250 pontos ao vencedor, terminou ao início desta noite.

Nesta segunda-feira, que não contou com nenhum dos 4 primeiros pré-designados, destaque para a derrota do sexto cabeça-de-série Alexandr Dolgopolov perante o espanhol Fernando Verdasco (antigo top 10 mundial que figura agora na 58.ª posição) pelos parciais de 1-6, 6-3 e 6-2 ao cabo de apenas 1h15 de encontro (!).

Ainda nesta tarde de início de torneio, os italianos Andreas Seppi e Fabio Fognini entraram com o pé direito nesta prova disputada em relva vencendo, respectivamente, o qualifier francês Guillaume Rufin e o esloveno Grega Zemlja.

Seppi, vencedor no Devonshire Park em 2011, teve de trabalhar muito para alcançar uma vitória árdua sobre Guillaume Rufin por 3-6, 6-3 e 6-4 em 1h47.

Quem também precisou de suar mais do que se esperava teoricamente foi o mais novo dos italianos, Fognini, que também recuperou de uma desvantagem de um set abaixo para ultrapassar Grega Zemlja e triunfar com o duro resultado de 6-7 (6), 6-2 e 6-4 em 1h55 de jogo.

Outros resultados do dia incluem a surpreendente primeira vitória do jovem britânico Kyle Edmund, de apenas 18 anos e que beneficiou de um wild card para aceder à melhor grelha de participantes, sobre o qualifier francês Kenny de Schepper por duplo 6-4; a difícil vitória do jovem norte-americano Ryan Harrison (que teve de passar pelo qualifying) sobre outro francês, o veterano Paul Henri-Mathieu, por 6-4, 2-6 e 7-6 (4); bem como a rápida vitória do espanhol Albert Ramos sobre o norte-americano James Blake, que também ultrapassou a fase de qualificação, por 6-2 e 6-4.

©LTA
'S-Hertogenbosch

"Cada tiro, cada melro". É esta a frase que se aplica ao dia de hoje na localidade holandesa, já que dos 4 cabeças-de-série em acção nenhum escapou à debandada de favoritos no Topshelf Open, torneio disputado  durante a mini-série de relva europeia que serve como preparação para o 3.º Grand Slam da temporada - Wimbledon.

Do menor para o maior a nível de estatuto dos pré-designados, Daniel Gimeno-Traver (8.º), Victor Hanescu (7º), Marcos Baghdatis (6.º) e John Isner (3.º) foram todos afastados de cena logo na 1.ª Ronda desta prova da categoria ATP World Tour 250.

Gimeno-Traver foi surpreendido pelo jovem russo Andrey Kuznetsov em apenas dois parciais, resolvidos ao cabo de 1h20 de embate e cifrados em 7-6 (4) e 6-3.

Já o romeno Victor Hanescu perdeu para o espanhol Guillermo Garcia-Lopez pelos parciais de 6-4 e 6-3, em apenas 1h21 de jogo.

Marcos Baghdatis, que com esta derrota passa a ter oito derrotas consecutivas em 1.ªs Rondas, baqueou para o experiente argentino Carlos Berlocq por 6-2 e 6-4.

E o maior choque do dia vai para uma impressionante vitória do russo Evgeny Donskoy que, enfrentando o norte-americano e 3.º favorito ao título John Isner, alinhou uma excelente reviravolta e bateu-o pelos parciais de 6-7 (3), 6-3 e 6-4 em 1h32.

Os restantes encontros da jornada terminaram com vitórias do italiano Paolo Lorenzi sobre o favorito local Thiemo de Bakker, que recebeu um wild card por parte da organização, por 7-6 (2) e 7-6(4) e do espanhol Roberto Bautista-Agut, vencedor de um duelo de titãs protagonizado com o qualifier suíço Stephane Bohli pelos fantásticos parciais de 3-6, 7-6(5) e 7-6 (12) em cerca de 2h42 de encontro.

©Topshelf Open