domingo, 12 de setembro de 2010

Nadal e Youzhny nas meias-finais do Us Open

Nadal na sua terceira meia-final consecutiva em Flushing Meadows

Com nova vitória em três sets, Rafael Nadal assegurou a sua terceira presença consecutiva nas meias-finais do US Open, o único dos quatro Grand Slams que o nº1 mundial ainda não conta no seu palmarés. O tenista espanhol bateu o seu compatriota Fernando Verdasco, 8ºCS, pelos parciais de 7-5, 6-3 e 6-4, num encontro que se prolongou por 2h22 minutos.

O líder do ranking mundial não lidou bem com as extremas condições no court e sofreu o seu primeiro break na competição logo de entrada, vendo Verdasco adiantar-se para 4-3. No entanto, à medida que o duelo foi avançando, Nadal elevou o nível e viu o seu adversário claudicar perante a pressão de jogar frente ao nº1 mundial no maior court de ténis do mundo. O madrileno cedeu o empate com uma dupla falta e viu Nadal fechar o set inaugural à primeira oportunidade, com um break em branco.

A partir do primeiro set foi notório o desânimo por parte de Verdasco, que nunca pareceu acreditar numa possível recuperação no marcador diante de um adversário conhecido pela forma como gere o encontro a partir do momento em que se coloca na dianteira. O nº1 mundial aproveitou a menor frescura física de Verdasco e conduziu o encontro com autoridade durante os dois últimos sets.

"É muito importante para mim alcançar as meias-finais novamente. É muito bom estar nas meias-finais três vezes consecutivas num dos mais importantes torneios do mundo, provavelmente o mais importante para mim neste momento", afirmou Nadal na sua entrevista pós-encontro.

Nadal tentará agora garantir presença na sua primeira final do US Open diante do russo Mikhail Youzhny, que em 2006 bateu o espanhol nos quartos-de-final em Flushing Meadows. Em 2008 e 2009, Nadal ficou-se pelas meias-finais após derrotas impostas por Andy Murray e por Juan Martin del Potro. Já Verdasco, despede-se de Flushing Meadows com o seu melhor resultado de sempre no US Open.

Youzhny bate Wawrinka em confronto a "meio-gás"

O russo Mikhail Youzhny, 12º pré-designado, apurou-se para a sua segunda meia-final da carreira em torneios do Grand Slam. Quatro anos depois de ter atingido igual fase da competição neste mesmo US Open, Youzhny voltou a repetir o feito e assegurou o regresso ao top-10 mundial. Para tal, Youzhny precisou de 4horas para ultrapassar Stanislas Wawrinka, 25ºCS, pelos parciais de 3-6, 7-6(7), 3-6, 6-3 e 6-3.

Apesar dos parciais equilibrados, o encontro esteve longe de entusiasmar, muito por culpa do vento que pelo segundo dia consecutivo não deu tréguas em Flushing Meadows. Ambos os jogadores adoptaram uma postura mais passiva do que é habitual para os seus padrões de jogo, dando primazia às bolas cortadas e sem forçar demasiado nas trocas mais demoradas no fundo do court.

Nos três primeiros sets, Wawrinka mostrou uma maior consistência do que o seu rival e parecia em melhor posição para atingir a primeira meia-final da carreira em torneios Major. No entanto, o suíço caiu claramente de rendimento nos dois últimos sets e acabou por não conseguiu dar seguimento à sua fabulosa prestação em Nova Iorque, depois de nas duas rondas anteriores ter batido Andy Murray e Sam Querrey em empolgantes batalhas.


"Estou contente, alcançar as meias-finais é um bom resultado, mas agora que estou aqui eu quero mais. Estou pronto para ser uma má pessoa [para impedir o desejado confronto entre Rafael Nadal e Roger Federer]. Eu adoraria ser má pessoa neste caso", afirmou Youzhny.

In: Bolamarela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.