sexta-feira, 30 de agosto de 2013

João Sousa continua a fazer história no US Open

João Sousa, número um nacional e 95.º do ranking ATP, foi o protagonista de um dos melhores momentos ténis nacional. 

O vimaranense fez história em Flushing Meadows ao tornar-se no primeiro jogador(a) português a chegar à terceira ronda do US Open e apenas o terceiro a conseguir uma passagem à mesma eliminatória num torneio do Grand Slam.

Após derrotar Grigor Dimitrov (a melhor vitória da sua carreira) na primeira ronda, João, voltou a vencer um encontro em cinco sets para superar o mais cotado finlandês, Jarkko Nieminen, ex-top 15 e 41.º classificado da hierarquia mundial, pelos equilibrados parciais de 1-6 6-3 3-6 6-3 6-4, ao longo 2h54 minutos de duelo. 


Ao longo de vinte cinco minutos de encontro, o veterano finlandês venceu o primeiro set pelo parcial de 6-1.
No entanto, Sousa, a competir diante de um jogador com mais experiência, inverteu a o marcador e entrou no segundo set a mostrar um melhor nível de ténis adiantou-se por 4-1 e, mais tarde acabaria por vencer o segundo set por 6-3.

O terceiro set contou com uma ascendência do nível de jogo do finlandês, com Nieminen a superiorizar-se e chegar ao 2-5, Sousa ainda venceu o seu jogo de serviço, mas aos 5-3 Nieminen fechou o terceiro set com o seu serviço.  
João Sousa mostrou toda a sua garra e reagiu no quarto set onde foi superior em relação ao seu oponente.

O português entrou com o pé direito no quinto set e facilmente colocou-se a vencer por 2-0 e 0-30 no jogo de serviço do finlandês. Contudo, Nieminen elevou o seu nível de jogo e conseguiu fechar o seu jogo de serviço para depois fazer o break e equilibrar o set por 2-2. O jogo continuava com equilíbrio e sem mais trocas break. Quando o jogo estava 4-4, o tenista português realizou o break e ao 5-4 teve serviço para fechar o encontro, e sem os nervos da situação a atrapalhar, o vimaranense impôs o seu melhor ténis e fechou o quinto set por 6-4.

Na próxima ronda, João Sousa vai disputar o jogo com o actual líder do ranking ATP, o sérvio Novak Djokovic que já venceu o US Open em 2011.


Rui Machado eliminado nas meias-finais em Bytom

O quarto melhor tenista português da actualidade e 306.º classificado na hierarquia mundial, Rui Machado, foi derrotado esta tarde na penúltima ronda do Future de Bytom, torneio que distribui 15.000 dólares em prize-money e que se joga em terra batida ao ar livre.

O experiente tenista algarvio, que neste torneio ostenta o estatuto de 4.º cabeça-de-série, lutou muito mas não conseguiu contrariar o poderoso ténis do jovem sérvio Filip Krajinovic, de apenas 21 anos e que ocupa a 316.ª posição ATP, e perdeu o duelo de acesso à final pela segunda vez em três semanas por parciais de 3-6, 7-6(0) e 6-4.

No entanto, Machado despede-se desta digressão por terras polacas com razões para sorrir pois deverá reentrar no top300 mundial pela primeira vez desde meados de Abril e sai de cena em mais um torneio desta categoria com um saldo bastante positivo.


João Sousa faz um jogo soberbo para carimbar a melhor vitória da sua carreira

O vimaranense, João Sousa, número um nacional e 95º da hieraquia mundial, derrotou o bulgário Grigor Dimitrov, vigésimo quinta favorito à vitória do último Grand Slam do ano, o US Open que ocupa actualmente a posição 29º no ranking ATP,  pelos parciais 3-6 6-3 6-4 5-7 6-2, ao longo de 2 horas e 51 minutos de encontro.
Esta vitória em sets do português foi a melhor da sua carreira até ao momento.


Grigor iniciou o conforto a confirmar a confirmar o seu favoritismo, uma vez que rapidamente se adianto no marcador por 1-4, em seguida Grigor apenas segurou o seu serviço para fechar o primeiro parcial por 6-3.

Contudo, o segundo set tem uma história totalmente diferente, uma vez que o jogador português avançou para o parcial de 4-1, colocando de seguida o encontro empatado a um set para cada lado.

A terceira partida foi novamente a favor do tenista vimaranense, que voltou a ter uma margem no confronto na fase inicial do set.

João Sousa ainda iniciou da melhor maneira o 4º set mas Grigor Dimitrov não se deixou ir abaixo e o jogador da Bulgária salvou o break que tinha de desvantagem e repetiu o feito novamente quando João Sousa servia a 5-5. Dimitrov acabaria de vencer o ser por 7-5, levando assim o embate a um 5º set.

Quando muitos esperavam uma baixa de rendimento por parte do português e uma vantagem para Dimitrov em relação a motivação devido ao bom nível exibicional que demonstrou no 5º set,  a garra que do o português superiorizou-se e João Sousa jogou como se não tivesse nada a perder mostrando um pouco do seu melhor ténis colocando-se na frente do marcador com duplo break, 5-1. Dimitrov ainda dispôs de três pontos de break, mas o vimaranense com toda a sua  ambição acabou por superiorizar-se.

Na próxima ronda, João Sousa irá defrontar o finlandês Jarkko Nieminen que derrotou o polaco Lukasz Kobat (quarto-finalista de Wimbledon) por 7-5 7-5 e 6-2.

O jogo irá ser disputado no court 6 por volta das 18:00 horas de Portugal.


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rui Machado arrasa e já está nas meias-finais em Bytom

O farense Rui Machado, 306.º ATP e campeão em Bydgoszcz há duas semanas, apurou-se ao início desta tarde para a penúltima fase do Carbo-Koks Bytom Open 2013, torneio que é dotado de 15.000 dólares em prémios monetários e que se joga em terra batida ao ar livre.

O número 4 nacional, que na próxima semana entrará no top 300 mundial, apresentou-se muito sólido em todos os capítulos do jogo e precisou de pouco trabalho para derrotar o letão Janis Podzus, jogador que habita no top1400, por fáceis parciais de 6-2 e 6-2.

Machado vai discutir um lugar na final frente ao sérvio Filip Krajinovic, de apenas 21 anos e colocado na 316.ª posição no ranking mundial, sendo esta a primeira vez que ambos medem forças no circuito profissional.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rui Machado soma novo triunfo e alcança quartos-de-final em Bytom

O tenista natural de Faro, Rui Machado, conseguiu ao fim da manhã um lugar no top8 do Future de Bytom, torneio que oferece 15 000 dólares em prémios monetários e que se disputa sobre terra batida 'outdoor'.

Machado, que se apresenta neste torneio como 4.º principal favorito ao título, fez uso da sua maior experiência e consistência de jogo para vencer o jovem alemão Bastian Wagner por 6-3 e 7-5 num encontro que durou 80 minutos e no qual o número 4 nacional nunca esteve em perigo de ser derrotado.

O 306.º classificado na hierarquia mundial vai defrontar nos "quartos" o letão Janis Podzus, actualmente fora do top1300, naquele que será o primeiro embate entre ambos.


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Maria João de Koehler cede na 1º ronda do US Open

Maria João de Koehler que tornou-se na primeira portuguesa de todos os tempos a alcançar o quadro principal de todos os Grand Slams no mesmo ano, cedeu hoje perante a francesa Alizé Cornet (que já tinha derrotado a portuguesa na 1ª ronda de Roland Garros) pelos parciais de 6-3 e 6-2.


O encontro teve a duração de 1h33,  resultado este que foi bastante enganador, num jogo deverás equilibrado onde a pupila de Nuno Marques mostrou algumas das suas melhores pancadas, contudo, o problema principal da portuguesa foi nos momentos decisivos onde o nervosismo levou a inúmero erros não forçados (mais do dobro do que as da sua adversária) que se demonstraram "fatais" para o resultado final.

Michelle Larcher de Brito na 2º ronda do US Open

A portuguesa, Michelle Larcher de Brito, número um nacional que ocupa a posição número 117º do ranking WTA derrotou esta tarde a grega Eleni Daniilidou, ex-top 15 mundial e número 124 da tabela classificativa pelos parciais de 6-4 6-3 ao longo de 1h29.


A portuguesa iguala assim o seu melhor resultado em Flushing Meadows, resultado esse alcançado em 2009 onde apenas sucumbiu perante Na Li.
Na próxima ronda a lisboeta irá defrontar a 14º CS, a russa Maria Kirilenko, que há pouco ultrapassou a belga Yanina Wickmayer por duplo 6-1.

Estatísticas do encontro:

Michelle Larcher de Brito: 0 ases, 6 duplas faltas, 63% de primeiros serviços, 71% de pontos ganhos no primeiro serviço, 5/9 break points convertidos.

Eleni Daniilidou: 4 ases, 7 duplas faltas, 63% de primeiros serviços, 56% de pontos ganhos no primeiro serviço, 3/3 break points convertidos.

Fotografia 2: Jornal do Téns

Rui Machado passa à 2.ª Ronda em Bytom

O experiente algarvio Rui Machado, 306.º ATP, acedeu ao início desta tarde à segunda fase do Future dotado de 15.000 dólares que se disputa em Bytom, na Polónia.

Rui, a defender o estatuto de 4.º cabeça-de-série, ainda sofreu para vencer o 1.º set mas acabou por fazer valer a sua veteranice e maior consistência de jogo numa boa vitória frente ao eslovaco Mario Turcan, oriundo do qualifying, por parciais de 6-4 e 6-1.

Machado, número 4 nacional, enfrenta na próxima eliminatória o alemão Bastian Wagner que, à semelhança do nosso tenista português, também derrotou um qualifier na 1.ª Ronda. Este será o primeiro encontro entre ambos nas suas respectivas carreiras.




Nadal, Ferrer e Gasquet entram com o pé direito em Nova Iorque; Nishikori, Verdasco e Gulbis eliminados na estreia

Favoritos Nadal, Ferrer e Gasquet seguem para a 2.ª Ronda

O espanhol e jogador mais em forma nesta altura da temporada, Rafael Nadal, começou de maneira fantástica a sua participação nesta edição do US Open e bateu o talentoso norte-americano Ryan Harrison por 6-4, 6-2 e 6-2 num encontro em que Harrison não teve soluções tácticas para impor-se perante um Nadal extremamente agressivo.

Na próxima eliminatória de competição, o número 2 mundial enfrenta o vencedor do encontro entre Vasek Pospisil e Rogério Dutra Silva, o qual encontra-se interrompido devido à forte chuva que se fez sentir logo na primeira jornada de prova. O jovem canadiano Pospisil venceu os dois primeiros set's por 6-4 e 6-3, sendo que o veterano brasileiro arrancou a ferros a terceira partida no tie-break e liderava por 4-0 no quarto parcial.

Também David Ferrer, 4.º cabeça-de-série em Flushing Meadows, ultrapassou o poder de fogo causado pelo australiano Nick Kyrgios, campeão do Open da Austrália na variante de júniores nesta presente época, e passou à próxima fase com uma boa vitória pelos parciais de 7-5, 6-3 e 6-2. 

O pequenino mas guerreiro espanhol defronta o seu compatriota Roberto Bautista Agut na próxima ronda, já que Bautista Agut saiu vitorioso na sua estreia absoluta em Nova Iorque após ter batido o inconsistente brasileiro Thomaz Bellucci em partidas consecutivas.

Quem também não esteve para surpresas foi o gaulês Richard Gasquet, ele que apresenta-se no último Major do ano como 8.º pré-designado. Gasquet teve de suar pouco e obteve um fácil triunfo sobre o norte-americano Michael Russell por 6-3, 6-4 e 6-1, jogando a próxima fase do torneio frente a um compatriota, o experiente Stephane Robert, que também precisou de apenas 3 set's para se desembaraçar do seu amigo Albano Olivetti.

Nishikori, Verdasco e Gulbis despedem-se do último Grand Slam no primeiro dia

O nipónico Kei Nishikori, 11.º candidato ao título, foi a grande surpresa da prova até agora por razões negativas. Nishikori, que procurava atingir os quartos-de-final de um Major pela primeira vez, foi totalmente despedaçado pelo qualifier britânico Daniel Evans, habitante do top 200, por parciais de 6-4, 6-4 e 6-2. 

Evans apanha um maratonista na 2.ª Ronda, dado que o 'aussie' Bernard Tomic inverteu uma desvantagem de 2 set's a 1 para derrotar o espanhol Albert Ramos ao cabo de cerca de 4 horas de jogo.

Os outros tenistas cotados a serem mandados para casa na primeira jornada foram o espanhol Fernando Verdasco (27.ºCS) e o letão Ernests Gulbis (30.ºCS). Verdasco ainda recuperou de 0-2 em partidas, mas isso não foi suficiente para contrariar o excelente encontro protagonizado pelo croata Ivan Dodig.

Dodig defronta na próxima fase o russo Nikolay Davydenko, que precisou de puxar pelos galões rumo a uma vitória em 5 partidas perante o convidado da organização Rhyne Williams, também tendo de contrariar um 1-2 desfavorável em set's.

O imprevisível Gulbis não correspondeu às expectativas depositadas nele para este mega-evento e acabou por ser surpreendido pelo batalhador austríaco Andreas Haider-Maurer, sendo que o talentoso tenista de Leste estava a uma partida da próxima ronda quando vencia por 2-1 em parciais.

Haider-Maurer aproveitou bem a instabilidade emocional do seu oponente e calha-lhe agora o cazaque Mikhail Kukushkin, vencedor diante do eslovaco Andrej Martin num embate entre jogadores que passaram pela fase de qualificação.

Resultados da jornada:

1.ª Ronda
Richard Gasquet [8] - Michael Russell, 6-3 6-4 6-2
Stephane Robert [Q] - Albano Olivetti [Q], 6-3 6-3 6-4
Guillaume Rufin - Jan-Lennard Struff, 7-6(4) 6-3 2-6 2-6 6-1
Dmitry Tursunov [32] - Aljaz Bedene, 7-5 4-6 6-3 6-0
Feliciano Lopez [23] - Florent Serra [Q], 6-7(4) 6-2 6-3 6-3
Bradley Klahn [WC] - Kenny De Schepper, 6-7(5) 6-2 7-6(0) 7-6(4)
Dudi Sela - Andrey Kuznetsov, 7-6(2) 6-3 6-7(2) 5-7 6-4
Janko Tipsarevic [18] - Pablo Cuevas, 6-3 6-7(5) 6-3 desistência
Andreas Haider-Maurer - Ernests Gulbis [30], 3-6 6-3 1-6 7-6(4) 6-4
Mikhail Kukushkin [Q] - Andrej Martin [Q], 6-4 7-6(2) 7-5
Roberto Bautista Agut - Thomaz Bellucci, 6-3 6-2 6-2
David Ferrer [4] - Nick Kyrgios [Q], 7-5 6-3 6-2
Tommy Robredo [19] - Marinko Matosevic, 6-3 6-7(6) 6-3 6-2
Frank Dancevic [Q] - Robin Haase, 7-6(5) 3-6 7-5 7-6(3)
Bernard Tomic - Albert Ramos, 6-3 3-6 4-6 7-6(1) 6-3
Daniel Evans [Q] - Kei Nishikori [11], 6-4 6-4 6-2
Ivan Dodig - Fernando Verdasco [27], 6-3 7-5 1-6 4-6 6-3
Nikolay Davydenko - Rhyne Williams [WC], 6-3 4-6 1-6 7-5 6-0
Rafael Nadal [2] - Ryan Harrison, 6-4 6-2 6-2


sábado, 24 de agosto de 2013

Rui Machado cai nas meias-finais em Poznan

O algarvio Rui Machado, 359.º ATP, foi derrotado esta tarde nas meias-finais do Future de 15.000 dólares disputado em Poznan.

Machado, a ostentar o estatuto de 5.º pré-designado neste torneio, foi incapaz de contrariar o desgaste físico trazido da sua vitória em Bydgoszcz aliado ao poder de fogo do croata Kristijan Mesaros, 3.º cabeça-de-série nesta localidade polaca, e foi assim eliminado na penúltima fase com pesados parciais de 6-2 e 6-0.

Ainda assim, o melhor tenista português de sempre no que diz respeito às hierarquias mundiais sai então deste 2.º torneio na Polónia com um saldo positivo e com razões para acreditar no seu ténis dado que Rui sai deste torneio com mais 8 pontos para o ranking mundial, surgindo assim na próxima segunda-feira como membro do top 300.

O próximo torneio do número 4 nacional será o Future dotado de 15.000 dólares que se joga em Bytom, na Polónia, acabando na próxima semana a sua digressão por terras polacas.

©Talex Open 2013

Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler conhecem sorte em Nova Iorque

Michelle Larcher de Brito, melhor tenista portuguesa da actualidade, já sabe quem é a sua adversária na 3.ª participação de Michelle no quadro principal dos US Open Tennis Championships.

Michelle encara na sua estreia a grega Elena Daniilidou, 125.ª cotada WTA, e que tem estado a fazer uma época muito irregular como se pode ver pelo seu ranking. As duas tenistas nunca se defrontaram anteriormente no circuito profissional feminino.



Maria João Koehler, que disputa este US Open com um novo patrocínio, a conhecida marca italiana Lotto, também ficou a conhecer nesta madrugada o nome da sua adversária de estreia no quadro principal do US Open.

Koehler vai enfrentar a francesa Alizé Cornet, 28.ª cabeça-de-série, sendo que esta será a segunda vez que se defrontam, pois ambas já se encontraram na 1.ª Ronda de Roland Garros deste ano e a vitória foi favorável à tenista gaulesa em 2 set's.

Maria João Koehler consegue o acesso ao quadro principal do US Open 2013!

Maria João Koehler, número 2 nacional e 126.ª classificada na hierarquia mundial, fez história no ténis português esta tarde ao ter atingido o quadro principal em Nova Iorque. Koehler seguiu o mesmo caminho que a sua compatriota Michelle depois de ter arrasado a australiana Olivia Rogowska por duplo 6-2 num encontro controlado pela esquerdina desde o princípio até ao fim

A jovem tenista nascida no Porto torna-se assim na primeira tenista portuguesa a jogar os quadros principais dos 4 Major's durante o mesmo ano, algo nunca dantes realizado. Além disso, junta-se a Michelle Larcher de Brito no lote de tenistas que já jogaram todos os Grand Slam's no que diz respeito à melhor grelha de participantes femininas.

Maria João terá como possíveis adversárias na 1.ª Ronda em Flushing Meadows: Sabine Lisicki, Sorana Cirstea, Caroline Wozniacki, Samantha Stosur, Nadia Petrova, entre outras, sendo que a sua oponente de estreia neste último Grand Slam do ano vai ser descoberta através de um sorteio das jogadoras que passaram pela fase de qualificação.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rui Machado continua com a série de vitórias

Rui Machado, número quatro nacional e 359.º do ranking mundial masculino apurou-se para as meias-finais do ITF 15,000 de Poznan ao derrotar o tenista local Marcin Gawron, actual 525.º do ranking ATP o e antigo top 300 pelos parciais de 6-3 6-0. 



O tenista algarvio soma assim a oitava vitória consecutiva. Rui Machado irá defrontar na próxima ronda (meias-finais) o 3º CS e 328º da hierarquia mundial, o croata Kristijan Mesaros. 

André Gaspar Murta cede nas meias-finais

O algarvio foi esta tarde eliminado no Pajulahti Tennis Tournament 2013 disputado nos courts de terra batida do Sports Center Pajulahti,  Nastola, na Finlândia .



André Gaspar Murta, 6º CS cedeu perante o estoniano Vladimir Ivanov, 473º do ranking ATP pelos parciais de 6-2 2-6 6-4.


Michelle Brito está no Quadro Principal do US Open!


Michelle L. Brito está pela 3ªvez da sua carreira no quadro principal do US Open, após uma enorme vitória frente a Elena Baltacha, através dos parciais de 4-6 7-5 6-1.  A 12ª cabeça-de-série da qualificação, não voltou a ter uma tarefa fácil e pelo 3º jogo consecutivo, teve de recorrer a um 3ºset para triunfar nos seus encontros.
Não se pode dizer que Michelle tenha jogado mal na primeira partida, visto que acabou com boas percentagens de pontos ganhos em ambos os serviços, contudo ,  a lisboesta deitou tudo a perder, pelo facto de não ter aproveitado nenhum dos 3 break points que teve à sua disposição! O 2º set teve de tudo, Michelle esteve na frente por 3-0 e ainda chegou a quebrar Baltacha, quando esta servia a 5-4 para carimbar um acesso ao quadro principal do último Major de 2013! A ‘’sorte’’ estaria do lado da tenista mais cotada  , pois foi a  portuguesa que voltou a quebrar o serviço da veterena, fechando o 2º parcial por 7-5. O último set, apesar dos 7 jogos disputados, teve uma duração de 54 min e o único jogo ganho por Baltacha, foi precisamente o único break que Michelle sofreu na última partida. 

Na pior das hipóteses, Michelle poderá encarar na 1ªronda C.Wozniacki ou S.Stosur, podendo ainda defrontar a sua compatriota Maria João Koehler!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

André Gaspar Murta vence na Finlândia

Na 1ª ronda do torneio disputado nos courts de terra batida de Nastola, na Finlandia, André Gaspar Murta, 6º CS derrotou pelos parciais de 6-0 e 6-1 o tenista local Julius Kaverinen, oriundo da fase de qualificação.

  
Enquanto na segunda ronda, disputada esta manhã, o jovem algarvio derrotou o alemão Florian Barth, 1004º da hierarquia mundial pelos parciais de 6-4 6-2.
Na próxima ronda o português vai defrontar o italiano Edoardo Eremin, terceiro CS e 453º do ranking ATP.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Michelle ''Drama'' de Brito avança no Qualifying!


Drama, duplas faltas, muitos berros e 1 ás, foi a receita ideal para Michelle Brito passar à segunda ronda do qualifying do US Open, derrotando Chiara Scholl por 4-6 6-4 6-2. 

A 12ª cabeça-de-série do qualifying , não teve vida fácil e foi surpreendida  logo no primeiro set, cedendo-o em 33 minutos, para uma tenista que apenas vencer 2 encontros em 2013. Na segunda partida, a tenista portuguesa esteve perante uma desvantagem de 3-1, contudo conseguiu converter 2 break points, concluindo o set no serviço da adversária. A derradeira partida  iniciou-se com uma troca de breaks, porém, foi Michelle que soube controlar os nervos e brilhar rumo á 2ª etapa da qualificação. 
A lisboeta  fica aguardando o desfecho do encontro entre  Zarina Diyas (197ª WTA) e Ilona Kremen ( 223ª WTA), para saber a sua próxima adversária.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bárbara Luz cai perante a 194ªWTA!

Fui curta a estadia de Bárbara Luz no quadro principal do ITF de Westende-Middelkerke, torneio disputado em piso rápido e que distribui 25 mil dólares em prémios monetários. Após ter ultrapassado a fase de qualificação sem ceder qualquer set, a tenista conimbricense deixa a competição de singulares com uma derrota absolutamente frustrante, frente a Anna-Lena Friedsam , através dos parciais de 6-3 3-6 6-1! 

Bárbara Luz acabou o seu encontro com um total de 13 pontos de break, contudo apenas converteu 4 deles! Mais sorte teve a sua adversária, que aproveitou 6 das 12 oportunidades que teve ao longo do embate.

A tenista portuguesa vai continuar na Bélgica, onde ainda disputa o quadro de pares , ao lado de Ankita Raina. No encontro referente aos quartos-de-final desta variante, Luz e Raina terão como adversárias  a dupla contituída por Tatiana Bua e Daniela Seguel.


Bárbara Luz no Quadro Principal

A jovem tenista portuguesa, Bárbara Luz, actual 464º do ranking WTA, derrotou esta tarde a belga Klaartje Liebens, décima pré-designada da qualificação, 819º WTA, pelos parciais de 7-5 6-3 na prova de categoria ITF 25,000 disputada em Westende-Middelkerka, Bélgica.


A conimbricence que derrotou na 2ª ronda da qualificação a sua compatriota, Maria Palhoto, irá defrontar na 1ª ronda do quadro principal a 1ª CS, Anna-Lena Friedsam, 196º WTA. Este será o primeiro encontro entre ambas e deverá ser disputado amanhã por volta das 15:30 portuguesas.

João Sousa falha acesso ao quadro principal em Cincinnati

João Sousa, número um nacional, iniciou da melhor forma possível a sua participação na qualificação do Masters 1000 de Cincinnati com uma excelente vitória diante o mais cotado russo, 12º CS, Alex Bogomolov Jr. pelos parciais de 6-4 6-3.  Bogomolov que havia derrotado o espanhol David Ferrer no Masters 1000 de Montreal.


Contudo na ronda de acesso ao quadro principal, o português cedeu diante o russo Dmitry Tursonov pelos parciais de 6-1 e 6-4. João Sousa revelou alguns problemas no capítulo do serviço, problemas esses que se mostraram decisivos para o resultado o final.


O próximo torneio do vimaranense deverá ser a qualificação do ATP 250 de Winston-Salem, torneio que antecede o Us Open, onde João Sousa tem um um lugar no quadro principal.


sábado, 10 de agosto de 2013

Bem-vindo ao top10 Milos Raonic!

Já está desvendado o primeiro finalista do Masters 1000 de Montreal! Após 45 longos anos, os amantes de ténis no Canadá , irão ter a oportunidade de voltar a ver um tenista local, a disputar o embate decisivo desta competição. O ''herói'' chama-se Milos Raonic e triunfou pelos parciais de 6-4 1-6 7-6(4).

Numa  meia-final 100% canadiana , desde muito cedo se sentiu um maior apoio ao tenista menos cotado ( Vasek Pospisil) , contudo tal não impediu Milos Raonic de fechar a primeira partida por 6-4, salvando os 3 break points que o seu compatriota teve á disposição. No segundo parcial, ambos os tenistas conseguiram vencer 90% dos pontos no seu primeiro saque , no entanto foram os míseros 17% de pontos vencidos no 2º serviço de Raonic, que levaram  Pospisil a concretizar 2 dos 4 break points que obteve. Na última e decisiva partida , nenhum dos canadianos contou com qualquer break point, sendo necessário recorrer a um tiebreak, que caiu para o lado do tenista mais experiente.

Com esta brilhante vitória, Milos Raonic entra pela primeira vez no Top10 ATP, além de estar na sua primeira final de um Masters 1000! O tenista canadiano fica agora à espera do seu último adversário, que sairá do duelo entre Novak Djokovic e Rafael Nadal.


sábado, 3 de agosto de 2013

Maria João de Koehler cede em Donestsk

A portuguesa defrontou esta tarde a húngara Time Babos, terceira cabeça-de-série, acabando derrotada ao cabo de duas horas e meia pelos parciais de 4-6 6-2 6-4.

Maria João de Koehler entrou melhor em court, conseguindo mesmo alcançar um vantagem de 5-0 no 1º set com serviço em sua posse para fechar o mesmo. Porém a portuguesa sentiu a pressão do momento, acabando apenas por vencer o set pelo parcial de 6-4.



Contudo, o segundo set teve uma história completamente diferente, com a húngara a impor desde do início o seu ténis ofensivo. A partir desse set, Maria João apresentou alguns problemas físicos, tendo realizado vários "MTO" (Medical Time Out). Time Babos fechou o segundo set por 6-2. Já, o decisivo set começou muito equilibrado, onde a portuguesa até esteve a vencer por 4-2, mas uma recuperação da batalhadora húngara fez com que a Maria cedesse o terceiro por 6-4.

A segunda melhor portuguesa da actualidade sai assim de terras ucranianas com mais 50 pontos que serão essenciais para uma subida de cerca de dez posições no ranking WTA.
A portuguesa vai iniciar agora a preparação para a qualificação do US Open - que será o seu próximo torneio.