sexta-feira, 30 de agosto de 2013

João Sousa continua a fazer história no US Open

João Sousa, número um nacional e 95.º do ranking ATP, foi o protagonista de um dos melhores momentos ténis nacional. 

O vimaranense fez história em Flushing Meadows ao tornar-se no primeiro jogador(a) português a chegar à terceira ronda do US Open e apenas o terceiro a conseguir uma passagem à mesma eliminatória num torneio do Grand Slam.

Após derrotar Grigor Dimitrov (a melhor vitória da sua carreira) na primeira ronda, João, voltou a vencer um encontro em cinco sets para superar o mais cotado finlandês, Jarkko Nieminen, ex-top 15 e 41.º classificado da hierarquia mundial, pelos equilibrados parciais de 1-6 6-3 3-6 6-3 6-4, ao longo 2h54 minutos de duelo. 


Ao longo de vinte cinco minutos de encontro, o veterano finlandês venceu o primeiro set pelo parcial de 6-1.
No entanto, Sousa, a competir diante de um jogador com mais experiência, inverteu a o marcador e entrou no segundo set a mostrar um melhor nível de ténis adiantou-se por 4-1 e, mais tarde acabaria por vencer o segundo set por 6-3.

O terceiro set contou com uma ascendência do nível de jogo do finlandês, com Nieminen a superiorizar-se e chegar ao 2-5, Sousa ainda venceu o seu jogo de serviço, mas aos 5-3 Nieminen fechou o terceiro set com o seu serviço.  
João Sousa mostrou toda a sua garra e reagiu no quarto set onde foi superior em relação ao seu oponente.

O português entrou com o pé direito no quinto set e facilmente colocou-se a vencer por 2-0 e 0-30 no jogo de serviço do finlandês. Contudo, Nieminen elevou o seu nível de jogo e conseguiu fechar o seu jogo de serviço para depois fazer o break e equilibrar o set por 2-2. O jogo continuava com equilíbrio e sem mais trocas break. Quando o jogo estava 4-4, o tenista português realizou o break e ao 5-4 teve serviço para fechar o encontro, e sem os nervos da situação a atrapalhar, o vimaranense impôs o seu melhor ténis e fechou o quinto set por 6-4.

Na próxima ronda, João Sousa vai disputar o jogo com o actual líder do ranking ATP, o sérvio Novak Djokovic que já venceu o US Open em 2011.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.