domingo, 29 de setembro de 2013

João Sousa brilha e conquista o primeiro título ATP da sua carreira e do ténis português em Kuala Lumpur

O número 1 português João Sousa, à partida para este torneio classificado no 77.º posto, voltou a escrever ao fim desta manhã uma das páginas mais belas e históricas do ténis nacional em Kuala Lumpur - evento malaio da categoria ATP 250 que se joga em piso rápido 'indoor' e que oferece 875.500$ em prémios monetários.

Sousa, que havia afastado David Ferrer (número 4 mundial) e Jurgen Melzer, 4.º pré-designado, em rondas consecutivas para atingir a sua primeira final do ATP World Tour, não quis ficar por ser finalista vencido e tornou-se no primeiro tenista nascido em Portugal a vencer um torneio do escalão máximo após ter mostrado 'nervos de aço', salvando um 'championship-point' pelo meio, rumo a uma notável recuperação no marcador final que registava, ao fim de 2 horas e 18 minutos, os parciais de 2-6, 7-5 e 6-4 favoráveis então ao jovem vimaranense de 24 anos frente ao 5.º cabeça-de-série, o veterano francês Julien Benneteau.


Este é, naturalmente, o primeiro troféu para João no circuito ATP e logo na sua primeira final disputada neste nível. Com os 250 pontos ganhos, entre outros, 'às custas' de Benneteau, Sousa irá descolar na hierarquia mundial esta segunda-feira, sendo que vai aparecer muito próximo do top50 mundial (51.ª posição). Quanto ao tenista gaulês, piora o seu registo em finais para 0 vitórias face a 9 derrotas (!) mas sai de Kuala Lumpur com uma subida de um lugar no ranking.

O próximo torneio de João Sousa será o Masters 1000 de Xangai, pelo que o nosso jogador nacional irá descansar e preparar-se durante uma semana para a fase de qualificação da penúltima prova Masters 1000 da temporada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.