O nosso número 1 nacional João Sousa, 77.º cotado no ranking ATP, fez história pelo segundo dia consecutivo ao tornar-se no segundo tenista português a alcançar a final de um evento da categoria ATP, depois de Frederico Gil ter sucumbido na final do Portugal Open em 2010 para Albert Montañes em três partidas, na Malásia, em Kuala Lumpur - torneio ATP 250 que se disputa em piso rápido coberto e que distribui 875.000$ em prémios monetários.
Sousa, que ontem havia batido o número 4 mundial David Ferrer ('o número 1 dos humanos', segundo o jovem vimaranense), ofereceu ao ténis nacional nova alegria esta manhã após ter derrotado o veterano austríaco Jurgen Melzer, 4.º pré-designado e 26.º classificado na hierarquia mundial, pelos parciais de 6-4, 3-6 e 6-4 num encontro muito equilibrado e que teve a duração de 2 horas e 3 minutos.
Como já foi aqui referenciado, esta será a segunda final que envolve um tenista nacional masculino mas vai ser a primeira que se irá jogar sobre piso rápido. Na final de amanhã, final essa que deverá iniciar-se pelas 9 horas e 30 de Portugal Continental, João terá como seu adversário o gaulês Julien Benneteau, 5.º cabeça-de-série e finalista da edição transacta, que surpreendeu o suíço Stanislas Wawrinka, 2.º principal favorito ao título e último membro do Top 10, por 6-4 e 6-3 ao fim de 79 minutos de partida.
Este será o primeiro embate entre Sousa e Benneteau no circuito profissional, sendo que há a garantia que Kuala Lumpur assistirá a um novo campeão dado que nenhum dos dois tenistas venceu ainda um título do ATP World Tour (Benneteau perdeu nas oito finais que jogou e Sousa está presente na sua primeira discussão do título). Também é certo que um destes dois jogadores se irá estrear na galeria de campeões deste evento malaio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.