domingo, 3 de março de 2013

Niculescu vence 1º WTA em Florianópolis

A "bizarra" romena Monica Niculescu, que esteve em iminência de perder na 1ª Ronda (salvou 3 Match Points), fechou com "chave d'ouro" uma semana de sonho com a vitória na final da Brasil Tennis Cup 2013, torneio WTA disputado em Florianópolis e que pertence à categoria WTA International.

Na final, a nº 75 mundial, que tinha perdido as duas finais anteriormente disputadas, venceu a russa Olga Puchkova, nº 109 do ranking WTA, que curiosamente também estava a disputar a sua 3.ª final, numa autêntica batalha como os parciais de 62 46 64 ao cabo de 1h59 o podem indicar. 

A russa de 25 anos ainda resistiu a um 1º set de sentido único e de uma desvantagem que poderia ser decisiva ao recuperar de 26 02 para igualar o encontro, vencendo o 2º set por 64. No entanto, o estilo de jogo original e pouco ortodoxo da romena de também 25 anos levou a melhor no 3º e decisivo set, fazendo com que Monica Niculescu vencesse o seu 1º título WTA.

"Eu estava muito cansada e ela estava a jogar muito bem, tornou-se muito difícil na fase terminal. Mas eu continuei a lutar. Eu sabia que tinha de ser mais agressiva mas ainda assim pensar muito bem no que ia fazer em court e fui capaz de estar no controlo do encontro novamente na fase final. Estava muito cansada, portanto estou muito feliz por ter vencido hoje.", afirmou Niculescu no final do encontro.

Questionada ainda sobre a sensação de vencer um título WTA, Niculescu confessou estar muito contente, "Competi em duas finais anteriormente e perdi para a Azarenka e para a Venus, e hoje finalmente consegui ganhar uma - estou mesmo muito feliz." e confessou que para o ano vai voltar ao Brasil, "Definitivamente eu vou voltar aqui no próximo ano para defender o meu título. Eu tive tudo o que precisava em Florianópolis nesta semana - tudo foi perfeito."

Monica Niculescu conquista assim o seu 1º título WTA, aliado a um prize-money de 235 mil dólares e conquista 280 pontos que lhe valerão a subida ao Top 60 WTA. Quanto a Olga Puchkova, a russa alcança nesta semana 200 pontos por ser finalista e irá escalar cerca de 30 lugares, para surgir na próxima atualização do ranking feminino no Top 80.

© Cristiano Andujar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.